Fluminense goleia Flamengo no Carioca



O primeiro FlaFlu de 2018 terminou com um resultado atípico, o confronto é marcado por empates e vitorias magras, contudo neste sábado, o Fluminense saiu vitorioso pelo resultado de 4 a 0.
Ao fim da partida, o resultado pode ter causado estranheza para aqueles que não assistiram ao jogo, pois o Flamengo vinha embalado, invicto na competição e recentemente tinha ganhado a Taça Guanabara.

Apesar de jogar com o time reserva o torcedor do Flamengo não pode utilizar isso como argumento para o mal resultado, pois se sabe, que para as aspirações do clube se concretizarem nas competições de maior magnitude, o Brasileirão e a Libertadores, é necessário um elenco robusto.  Entretanto, há algumas considerações a serem feitas.

A primeira delas é enaltecer a partida feita pela equipe tricolor, jogando com três zagueiros, Abel Braga preencheu o meio de campo, reduzindo a ineficiência defensiva dos seus laterais, principalmente de Gilberto (lateral direito).  O Flu fazia uma linha de cinco defensores quando o flamengo possuía a bola, dificultando a jogada pelas laterais de Vinicius Jr. e Marlos. Quando possuía a bola, o Fluminense utilizava a velocidade dos laterais e a qualidade técnica do camisa 10 Sornoza, além disso, contou com o brilho de Marcos Junior, jogador que estava iluminado neste sábado a noite.
Em segundo lugar, a escolha de utilizar de três volantes, pela equipe do Flamengo, não contribuiu para a chegada da bola com qualidade ao ataque. A equipe com Romulo, jogando entre os zagueiros, Cuellar e Ronaldo, fazendo a transição da bola, não teve a efetividade esperada.
Hadouken Tricolor

Sobre o jogo em si, o gol aos 2 min do primeiro tempo, numa falha grotesca de Rômulo, facilitou o jogo do Fluminense, que estava melhor em campo, dominando a posse da bola. O flamengo recorria à ligação direta para o ataque, contando com o pivô feito por Felipe Vizeu e a velocidade de Vinicius Jr. Ao fim do primeiro tempo o jogo já estava 3 a 0 para o fluminense, vale salientar que o segundo e terceiro gol, foram de bolas alçadas na área, foi perceptível a dificuldade da dupla de zaga achar o posicionamento nas bolas aéreas (que falta faz a experiência e a classe de Juan).

A segunda etapa não diferente da primeira, o fluminense marcando bem as tentativas do Vinicius Jr pelo lado do campo e sacramentou o placar com o segundo gol de Marcos Junior, o quarto do Fluminense, fechando o caixão e garantindo o resultado elástico.

Findado o jogo, é passível questionar algumas coisas. Primeiro é obvio, a alteração de formação do Flamengo, Carpegiani alterou o sistema tático. A meu ver muito em virtude na necessidade de escolher um substituto para Cuellar no jogo contra o River Plate, jogo de estreia do Flamengo na Libertadores. Pelo apresentado, após os erros e mais uma exibição abaixo do esperado, o Rômulo deve permanecer no banco de reservas e Ronaldo iniciar o jogo. Segundo, é a necessidade de contar com um homem de ligação, para levar abola com qualidade ao ataque.

Fica assim a curiosidade para a escalação do flamengo para o jogo de quarta feira. E ai Carpegiani, como vai ser? Vai manter o 4-1-4-1 ou jogar com dois volantes com mais cautela, já que estará enfrentando uma equipe de grande tradição o torneio sul-americano?

O que vocês acham? Deixem suas opiniões ai nos comentários. Sigam o crônicas.

Boa Tarde. Bom domingo. E vamos curte mais futebol neste dia.

Igor Melo

Comentários

  1. Bom texto meu caro. Na quarta-feira, Carpeggiani manterá o 4-1-4-1, com Jonas posicionado a frente dos zagueiros, preservando a qualidade do meio com Diego, Paquetá, Everton Ribeiro e Everton Cardoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho mais apropriado, o Flamengo tem capacidade técnica de jogar nesse sistema, contando principalmente com a disciplina tática do Paquetá, do Everton e do Diego.

      Excluir
  2. Carpegiani foi infeliz na escolha dos três volantes, uma boa opção seria utilizar Trauco no meio campo, a bola chegaria com mais qualidade ao ataque.

    Bergue Lira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma boa opção, Trauco há muito tempo se mostra ineficiente na marcação, mas tem uma qualidade absurda.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Postagem Inicial .. Apresentação

Meus Amigos, Voltei

São Martin Silva salva o Vasco.